Edição: 12028 Data: 23/06/2017

Notícias - Veículos

Quer acelerar? Venha para o kartódromo de Garça

03/10/2015 -


O kart é o primeiro e mais importante estágio para o futuro piloto. É no Katódromo que a maioria dos bons pilotos se forma.

Como todo esporte profissional ou amador, o kart é dividido em categorias, de acordo com a idade e experiência de um piloto. São a Cadete, Júnior Menor, Júnior Maior (para jovens abaixo de 14 anos), Novatos, Graduados B, Graduados A (categoria TOP para pilotos abaixo de 25 anos), Sênior B e Sênior A (categoria TOP para pilotos acima de 25 anos).

Os principais centros mundiais do kartismo são a Itália, Inglaterra, França, Suíça, Alemanha e Brasil. No Brasil os estados que possuem melhor estrutura e campeonatos mais acirrados são, pela ordem, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás e Bahia.

Anualmente é disputado o Campeonato Brasileiro de Kart, que é prova do calendário oficial da CNK - entidade máxima do kartismo brasileiro, filiada à CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e à FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Para se disputar uma prova oficial regulamentada pela CBA/CNK, algumas exigências são requeridas no que diz respeito à extensão e largura da pista (mínima de 8 metros) - chamada de kartódromo: segurança para pilotos e público, cronometragem e pódio. Para se disputar um campeonato oficial, os pilotos devem obrigatoriamente portar a carteira de piloto de kart, expedida pela FIA/CBA. As carteiras da FIA/CBA têm validade internacional e são reconhecidas em todo o mundo.

Existem diversos campeonatos regionais e no interior, principalmente São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, e a cidade de Garça é um desses polos regionais, abrigando uma pista de competição deste esporte que cresce a cada ano. (Com informação portalbrasil.net)



KARTÓDROMO DE GARÇA

Para os amantes da velocidade em quatro rodas, o Kart Club de Garça que está localizado junto ao Parque Ecológico Municipal Jayme Nogueira Miranda, próximo ao trevo de acesso a Bauru e ao lado da Fatec/Garça, convida todos para assistirem à quinta etapa do campeonato que será realizada amanhã, dia 4 de outubro e dia 6 de dezembro terá a sexta e última etapa do campeonato com a premiação dos campeões deste ano.

A organização deste campeonato é do próprio Kart Clube de Garça que é composto por 3 categorias de motor, RD, F-4 e Stock 125, esses são os mais usados em Garça. Venha, compareça e confira a melhor pista de Kart da região com 7 metros de largura por 836 metros de comprimento e os melhores pilotos despejando muita velocidade, técnica e adrenalina.

No mês de agosto o kartódromo de Garça também sediou a quarta etapa do campeonato regional de Kart, com os melhores pilotos de 15 cidades.



QUANDO SURGIU

O Kart Clube de Garça foi fundado em 15 de agosto de 2007, por promessa de campanha do então prefeito da época. E é formado pela seguinte diretoria com dois anos de mandato eletivo:

Diretoria Executiva

Presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários, primeiro e segundo tesoureiros.

Conselho Fiscal

2 membros efetivos e 2 membros suplentes

Conselho municipal de Administração do kartódromo

3 representantes do executivo municipal

2 representantes da Associação Kart Clube de Garça

“O KCG (Kart clube de Garça) é uma associação de amigos ligados ao kartismo, então você pode se associar ao clube e hoje pagar uma mensalidade de R$ 60,00 e usar a pista quando desejar. Mas para quem deseja ter um kart e optar para não pagar a mensalidade, nós alugamos a pista e cobramos uma diária de R$ 45,00”, disse João Achilles, presidente do Kart Clube de Garça.

Para quem não tem kart e está a fim de sentir adrenalina de um kart, pode ir ao Kart Clube que fica aberto de quarta a domingo das 9 às 12 horas e 14 às 18 horas, locar um dos 2 karts e se divertir.

Para os kartistas, pilotar um kart, é uma paixão próxima de carro de Fórmula 1, considerando as suas devidas proporções, tanto que todo piloto de Fórmula 1 e outras começam no kart.


Mais Notícias