Edição: 11992 Data: 29/04/2017

Notícias - Veículos

MOTOCICLETA - Wunderlich cria BMW R 1200 GS híbrida com tração integral

28/11/2015 -


Já passou pela sua cabeça poder andar em uma motocicleta híbrida? E pilotar uma moto com tração integral? São dois conceitos que instigam qualquer piloto, e com razão.

Acontece que a preparadora alemã Wunderlich criou essa moto descrita acima na forma da primeira BMW R 1200 GS com tração integral e um motor elétrico acoplado na roda dianteira da motocicleta.

A Wunderlich, que fabrica acessórios para as motos BMW, também é conhecida por seus protótipos, alguns dos mais curiosos. Este é um deles. No eixo da frente da BMW R 1200 GS padrão foi instalado um motor elétrico. Um motor elétrico de 13,4 cavalos de potência que move unicamente a roda dianteira. O motor é capaz de movimentar a motocicleta sozinha a até 20 km/h, e também é capaz de reverter o seu funcionamento, impulsionando a moto para trás. Ideal para quando você está com uma moto de quase 250 quilos estacionada em um declive.

Acreditem, é uma moto pesada e não tão fácil de manobrar quando está estacionada. O motor elétrico já vale a pena para este caso. O fato é que ele nos permite fornecer potência extra e mais mobilidade, além dos 125 cavalos do motor 1.170 cc que segue encarregado de mover a roda traseira.

Aí você pode perguntar: de onde é que o motor tira a eletricidade? Ela é obtida a partir da frenagem regenerativa e armazenada em uma pequena bateria localizada na parte frontal da moto, sob o para-choque dianteiro, relativamente volumosa.

Como desvantagens do sistema elétrico está uma possível podem limitar o curso da suspensão dianteira e aumentar o peso total da moto, o que não foi divulgado, mas apostamos em cerca de 15 quilos extras além dos 238 kg da R 1200 GS. A Wunderlich não divulgou mais detalhes sobre o funcionamento, ou a utilização, do sistema elétrico, mas já se mostrou bem interessante, não acham? (Fonte: http://www.moto.com.br). Fotos: Divulgação/Wunderlich


Mais Notícias