Edio: 11971 Data: 29/03/2017

Notícias - Gara

Prefeitura de Marília e Unesp firmam parceria para o CER (Centro Especializado de Reabilitação)

11/01/2017 -


Secretária de Saúde Kátia Ferraz Santana

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 10, na sede da Secretaria da Saúde de Marília, uma reunião entre funcionários e diretores da Unesp com a secretária municipal Kátia Ferraz Santana. A pauta foi a apresentação do projeto do Centro Especializado de Reabilitação II (CER II). O centro terá a finalidade de desenvolver ações de cuidado à saúde no campo da reabilitação das pessoas com deficiências auditiva e física. “Essa é mais uma importante parceria do município para tratar dos nossos pacientes que tanto estão necessitados. A Unesp já é referência em saúde há muito tempo, precisamos aproveitar esses profissionais e alunos para atender à nossa demanda”, disse Kátia Ferraz Santana.

Submetido ao Ministério da Saúde em abril de 2014 pela Unesp de Marília, o projeto tem a autoria da Drª. Ana Cláudia Vieira Cardoso, docente do Departamento de Fonoaudiologia da FFC e supervisora do CEES à época, com colaboração da equipe do Centro. Aprovado, o projeto faz parte da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), realizado em uma parceria entre a Unesp de Marília, Departamento Regional de Saúde (DRS IX) e Secretaria Municipal da Saúde. Dos quatro convênios aprovados pela Portaria, o da Unesp de Marília é o único da região.

Ao se tornar um CER II, habilitado pelo Ministério da Saúde, o CEES continuará atendendo usuários de Marília e dos 62 municípios da região (inclusive Garça), visando atingir, no mínimo, a meta de 150 usuários por mês na reabilitação auditiva e 200, na reabilitação física. As vagas serão reguladas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) e o recurso – R$1,6 milhão por ano, o que corresponderá a uma verba mensal no valor de R$140 mil – será gerido pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Centro de Estudos da Educação e da Saúde apresenta uma estrutura nova, recentemente construída com recurso da universidade e inaugurada em 2015, equipada e que já realiza atendimento multidisciplinar com a participação de profissionais, alunos e docentes dos cursos de graduação em Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. O próximo passo para a efetivação do projeto do Centro Especializado de Reabilitação é estabelecer entre o município e a faculdade protocolos de encaminhamentos da rede pública. (Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Marília)

 


Mais Notcias