Edição: 12006 Data: 23/05/2017

Notícias - Garça

Vera Cruz realiza Dia de Campo sobre Variedades de Café

21/04/2017 -


O objetivo foi apresentar resultados obtidos na safra 2015/2016 no Campo Experimental de Variedades de Café

Aconteceu no dia 19 de abril o II Dia de Campo sobre Variedades de Café, nas dependências da Fazenda Recreio, pertencente ao Grupo Pérez, em Vera Cruz. O evento contou com 92 participantes entre técnicos, consultores, produtores, empresários, pesquisadores e alunos de pós-graduação. O objetivo foi apresentar resultados obtidos na safra 2015/2016 no Campo Experimental de Variedades de Café, instalado na propriedade e coordenado pela Pesquisadora Científica Dra. Adriana Novais Martins (APTA - UPD Marília).

Na primeira parte do evento foram realizadas palestras sobre a cultura do café. O pesquisador Dr. Gustavo H. Sera (IAPAR, Londrina, PR) discorreu sobre as variedades desenvolvidas pelo instituto Agronômico do Paraná, enfatizando a importância de materiais tolerantes a nematoides para a região de Garça. Na sequência, o pesquisador Dr. Gladyston Rodrigues Carvalho (EPAMIG, Lavras, MG) ministrou palestra sobre as novas variedades de cafeeiros desenvolvidas em Minas Gerais, com potencial para a nossa região, ressaltando a importância da qualidade da bebida na agregação de valor ao produto final.

O pesquisador Dr. Luiz Carlos Fazuoli (IAC, Campinas, SP) falou sobre o potencial das variedades de café arábica desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas para a região. Salientou a importância da continuidade de estudos regionais, com a interação entre o setor produtivo e a pesquisa agrícola.

Por fim, a pesquisadora Dra. Patrícia Helena Nogueira Turco discorreu sobre o seu trabalho de doutorado realizado na região, sobre o custo e a rentabilidade da cafeicultura na região de Garça.

Após as palestras, os participantes se dirigiram até a área experimental no campo, para a parte prática do evento. No local foi realizada uma apresentação sobre pragas e doenças da cultura, pelos técnicos da Syngenta, André Marconato e César Augusto Oliveira Pádua. Após, os participantes puderem visitar as variedades em estudo na região, observando suas principais características.

Também estiveram presentes ao evento, várias entidades parceiras desta pesquisa, como representantes da EMBRAPA Monitoramento por Satélite (Campinas, SP), Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda – COOXUPÉ (Guaxupé, MG), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, campus de Botucatu, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, Universidade Estadual do Norte do Paraná e empresas do setor agrícola, entre outros. 


Mais Notícias