Edio: 11950 Data: 24/02/2017

Notícias - Regio

TRE-SP: Vera Cruz passará por revisão obrigatória do eleitorado

24/02/2017 -


A vizinha cidade de Vera Cruz faz parte de uma lisa de 79 municípios que terão que fazer a revisão obrigatória do eleitorado. No último dia 16 de fevereiro o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) aprovou a Resolução nº 395/2017, que determina a realização de revisão obrigatória com coleta de dados biométricos em 79 municípios, pertencentes a 37 zonas eleitorais. Os eleitores deverão comparecer aos cartórios de suas respectivas zonas para que seus dados sejam revisados e coletadas as suas digitais, de 13 de março de 2017 a 30 de março de 2018. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, nas sedes dos cartórios. Quem não comparecer à revisão, terá o título cancelado. Na região de Marília, além de Vera Cruz, devem fazer a revisão do eleitorado as cidades de Ocauçu e Oriente.

Segundo informações extraoficiais, o TRE-SP está fazendo o trabalho, em caráter obrigatório, nas cidades com menos de 30 mil eleitores. O Estado paulista é o mais atrasado no cadastramento biométrico.

Para a revisão do cadastro, o eleitor deve agendar seu atendimento no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo e comparecer ao cartório ou central de biometria com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão. O cidadão será fotografado, terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos e a assinatura.

Sem o título regular, o eleitor não pode obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, inscrever-se em concurso público, participar de concorrência pública, obter empréstimo em bancos oficiais, entre outros impedimentos.

Desde 2009, a Justiça Eleitoral realiza gradativamente o recadastramento biométrico nos municípios de São Paulo. Mais de 6,5 milhões de paulistas já contam com a identificação biométrica.

Em todas as zonas eleitorais do Estado é possível realizar a biometria. Naquelas onde o comparecimento ainda não é obrigatório, aconselha-se o cadastramento para que sejam evitados transtornos quando a revisão passar a ser mandatória.

Embora Garça não conste na lista das cidades com revisão obrigatória do eleitorado, vale salientar que o processo de cadastramento biométrico continua. Por enquanto não existe a obrigatoriedade, mas a mesma faz parte do processo natural e chegará o momento em que todos os eleitores da cidade deverão ter a biometria.

 


Mais Notcias