Edição: 12029 Data: 24/06/2017

Notícias - Garça

Caravana garcense para doação de sangue acontece hoje

24/06/2017 -


Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas 

Hoje, dia 24 de junho, mais que comemorar o Dia de São João, o garcense deve comemorar a solidariedade, a doação. Hoje Garça realiza a primeira etapa da “Caravana da vida: salvando vidas, gota a gota”, levando doadores de sangue da cidade para Marília. Os interessados devem comparecer às 7 horas defronte o Paço Municipal, de onde um ônibus levará os possíveis doadores até o Hemocentro de Marília. A iniciativa é da vereadora Deyse Serapião em parceria com a Secretaria de Saúde de Garça e o Hemocentro de Marília.

“Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas, que exigem transfusão, além de que existem doenças, como a hemofilia e leucemia e alguns tipos de anemias, que fazem com que seus portadores também necessitem de transfusões de sangue ou de seus derivados. Isso leva à necessidade da doação de sangue de outras pessoas”, comentou a vereadora.

Segundo Deyse, que há 25 anos trabalha no Hemocentro de Marília, o procedimento é rápido e realizado por profissionais capacitados, sob a supervisão médica e de enfermagem, garantindo assim o bem estar do doador. “Convoco a todos para inserir no seu cotidiano a prática da doação de sangue. É preciso incentivar a população para aumentar a participação na doação voluntária e contínua. Quem precisa de sangue sabe o quanto este gesto é fundamental para salvar vidas. Doar sangue significa esperança para muitos pacientes continuarem vivendo”, destacou ela.

Conforme lembrou Deyse, os hemocentros encontram-se com os estoques no limite, apresentando dificuldades na manutenção dos mesmos, necessitando assim de mais doadores. É fundamental fazer essa manutenção e ampliação permanente das doações. Para doar sangue, é requisito básico não estar usando medicamentos, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos e ter dormido pelo menos seis horas, com qualidade, na noite anterior.

O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, evitar fumar duas horas antes da doação, não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses. É preciso ir ao hemocentro com um documento oficial com fotografia, como o RG.

É importante destacar que existem alguns tipos de doações, como as espontâneas, feitas de modo altruísta, com atitude solidária para ajudar o próximo; doações vinculadas a um paciente específico ou ainda as doações autólogas, feitas para si próprio. Homens podem realizar quatro doações por ano, enquanto para as mulheres são permitidas apenas três doações a cada 12 meses.

A próxima caravana acontecerá no dia 8 de julho, mas não esperem até lá, façam a doação hoje.



Documentação do menor

Muitas vezes os jovens, com idade entre 16 e 18 anos, desejam fazer a doação. Segundo a Fundação Pró-Sangue é preciso que o menor esteja acompanhado, se possível do responsável legal e apresentar os seguintes documentos:

- documento de identidade do menor (oficial, original, com foto atualizada e com filiação – RG ou Carteira de Trabalho).

- xerox simples do documento de identidade de um dos pais ou outro responsável legal perante a Justiça (oficial, com foto – RG ou Carteira de Habilitação).

- termo de autorização para doação assinado por esse mesmo pai ou responsável legal (a assinatura deve ser igual com a do documento apresentado no item anterior). Este termo de autorização é fornecido nos postos de coleta da Pró-Sangue, pelo e-mail [email protected] ou pode ser baixado no site da Pró- Sangue.  


Mais Notícias