Edição: 12027 Data: 22/06/2017

Notícias - Rural

Comprador espanhol visita produtores de café de Garça nesta terça-feira

10/06/2017 -


Um potencial comprador da Espanha estará em Garça nesta terça-feira, dia 13, para conhecer a região e sua história. O empresário estará acompanhado de um provador especializado, para analisar as amostras de café com a possibilidade de montar um blend do café da região. “Essa oportunidade pode abrir um mercado direto para os produtores da região, sem dúvida uma oportunidade única”, afirma a gestora do projeto de cafeicultura do Sebrae-SP, Mariana Gonçalves Ferreira.

O comprador da Espanha já realiza negócios na região e tem como objetivo conhecer outros produtores para aumentar sua compra. Sua visita acontece por meio de um convite da empresa Café Granchelli.

O grupo de produtores que receberá a visita recebe acompanhamento do Sebrae-SP e trabalha em conjunto para conseguir o selo de Indicação Geográfica (IG) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para reforçar a importância do café para a cidade.

De acordo com o INPI, o registro de IG permite delimitar a área geográfica, restringindo o uso da IG aos produtores e prestadores de serviços da região e onde, mantendo os padrões locais, impede que outras pessoas utilizem o nome da região em produtos ou serviços indevidamente.



Histórico

Desde 2007, o Sebrae-SP acompanha os cafeicultores da região por meio de atendimentos, palestras, oficinas, atividades coletivas e eventos. No período de 2007 a 2013 as atividades foram realizadas através do projeto CAFÉ COM RG, e após esse período por meio de ações pontuais de atendimento.

Em 2016, com o objetivo de fortalecer o setor, o Sebrae-SP retomou as atividades graças ao apoio da atual Prefeitura Municipal, empresas parceiras como Café Granchelli, e demais entidades parceiras.

De acordo com a gestora do projeto, além de promover capacitações para melhoria da gestão, o projeto quer resgatar o eixo mercado. “Desde janeiro estamos fazendo o trabalho de fomentar a cooperação unindo as pontas dos envolvidos na cadeia, mobilizando a governança e parceiros. Buscamos proporcionar a troca de experiências com outros grupos que conseguiram a IG, contando com o importante apoio do Ministério da Agricultura e Abastecimento”, destaca.